sábado, 2 de maio de 2015

O que mudou como filha quando passei a ser Mãe - Sara Branco




Para assinalar o Dia da Mãe convidamos algumas Mães mais conhecidas e queridas a falarem delas como Filhas. Porque afinal, ser filha é um laço que temos desde o dia em que nascemos. Mas o que muda, quando de filhas, passamos também a ser Mães?

A nossa primeira convidada é a Sara Branco, autora do Blog Definitivamente são Dois e mãe da Carolina e do Daniel que estão quase a fazer 3 anos.




"Fui filha única durante 7 anos. Recordo-me bem desses anos, de ser o centro das atenções, de toda gente me fazer as vontades e me mimar. Depois nasceu a Joana. Um bebé pequenino em casa foi uma emoção. Nunca tive ciúmes nem me fez confusão dividir as atenções. Dois anos depois, veio o André, e as atenções foram ainda mais divididas. No primeiros anos a três, diverti-me imenso como irmã mais velha, mas passado pouco tempo, entrei na adolescência, fiquei com o mau feitio inerente a essa fase, e a minha especialidade era contrariar tudo o que me dissessem. Estava sempre do contra!

Com o passar dos anos, a minha relação com a minha mãe tornou-se maioritariamente numa relação de desafio, em que media forças com ela, sendo que obviamente ela ganhava sempre. Saí de casa cedo, e com o afastamento decorrente de vivermos em casas diferentes, a coisa melhorou. Ainda assim, diz-se que quando as pessoas são iguais chocam, e era efectivamente isso que acontecia na maior parte das vezes.

Passados alguns anos, e grávida de 7 meses, telefonei à minha mãe, um dia por volta das 2h da manhã, a dizer-lhe que me tinham rebentado as águas, e que ia para o hospital. A minha mãe ao telefone disse-me que estivesse tranquila que tudo ia correr bem, e que agora, quando tivesse os meus filhos nos braços, tudo iria fazer sentido, e ia perceber muitas coisas que ela me tinha dito ao longo dos anos. A verdade é que ela tinha razão. Ao longo destes quase 3 anos como mãe, já me revi inúmeras vezes na minha mãe. Já pensei como ela, já falei como ela, já agi como ela.


Com 54 anos, e mãe de três filhos já adultos, a minha mãe apaixonou-se e adoptou o meu irmão mais novo. Hoje, aos 57 anos, é mãe de 4 filhos, com 36, 29, 27 e 4 anos.

O que mudou para mim quando fui mãe? Tudo! A minha admiração pela minha mãe aumentou, e percebi que para fazer o que ela fez, e ainda ter a capacidade e a coragem de embarcar num desafio como a adopção [especialmente em Portugal] requer uma coragem que apenas uma mãe tem! Por isso é isso que eu acho que muda quando nos tornamos mães: compreendemos melhor as nossas mães, damos-lhe razão [finalmente!], e passamos a admirá-las mais. O meu desejo, é que um dia a minha filha se reveja em mim, e sinta o mesmo orgulho e a mesma admiração que eu sinto pela minha mãe!"

A Sara também está no facebook, aqui.

Sem comentários: