sábado, 20 de julho de 2013

Ideias par decorar o Quarto do seu Bebé


Decorar o quartinho para receber um bebé é uma actividade maravilhosa e uma experiência muito gratificante.  Todos os pais querem um quarto bonito, mas é importante que ele seja confortável e prático. Este é o grande desafio, até porque muitas vezes, os quartos não são muito grandes.

 
O bebé necessita de um ambiente tranquilo e que seja bastante seguro, de modo a que ela possa brincar, aprender e descansar. A área dedicada ao recém nascido deve ser ainda de fácil acesso no caso de ocorrer alguma emergência. É fundamental que organize primeiro o espaço para decidir o que comprar. Escolha um tema e a cor para dar uniformidade e coerência à decoração.
 



Algumas ideias:

- Pinte o quarto com cores claras para ter a sensação de amplitude.

- Veja quais os móveis mais importantes tendo em conta o espaço disponivel.

- Desenhe uma planta do quarto e recorte rectangulos de papel com as medidas à escala dos móveis que pretende comprar. Como num tabuleiro, idealize várias soluções até encontrar a que mais lhe agrada.

- Se possível, dê preferênca a roupeiros com porta de correr para ganhar espaço.


- Coloque a cama contra a parede que recebe menor ruído (interior e exterior) durante o dia, para que o bebé possa vir a ter sestas tranquilas.

- Cuidado com as janelas. A caminha não deve ser colocada demasiado perto por motivos de segurança e para que o bebé a dormir durante o dia não receba directamente a luz solar.

- Idealize como quer organizar a mudança da fralda e que móveis ou acessórios tem que comprar. Nem sempre o que é bonito é o mais prático. Pense que vai ter de se levantar várias vezes durante a noite e que na maior parte delas vai ter que mudar a fralda ao seu bebé. Provavelmente a solução que encontrar não é a definitiva; nos primeiros dias com o bebé em casa terá provavelmente que fazer alguns ajustes. Não fique preocupada. É perfeitamente normal que a prática lhe ajude a melhorar o que inicialmente tinha pensado.




- O tipo de cama a comprar depende dos objectivos para o futuro mais ou menos próximo. A cama vai servir só para este bebé ou também para futuros irmãos? Quer uma cama para substituir dentro de dois anos ou pretende uma solução mais definitiva, como uma cama de grades maior que se possa transformar numa mini cama ou prefere mesmo um convertivel, solução que lhe durará no minímo dez anos?

- Se tiver espaço, opte por cómodas ou armários grandes. O que chega hoje para um recém nascido será seguramente pequeno para arrumar a roupa de uma criança de 6 ou 10 anos.

- Não se esqueça de móveis ou acessórios para arrumar os brinquedos e os livros do bebé.
 

- Opte por tecidos naturais, como o linho ou o algodão. Atenção às soluções muito baratas que inundam o mercado. Normalmente não cumprem normas básicas de segurança ao conterem muitas fibras sintéticas, altamente inflamáveis e de dificil cuidado higiénico.

- Reaproveitar móveis de outros bebés ou até herdar berços ou móveis antigos pode ser uma excelente opção. Berços antigos dão um ar vintage ao quarto e ficam muito bonitos integrados em ambientes mais clássicos. No entanto, também resultam bem em quartos mais modernos, desde que bem coordenados com os outros móveis e acessórios.


- Não se esqueça de organizar os acessórios básicos do seu bebé. Fraldas, cremes, mudas de roupa e os artigos para a higiene do bebé, devem estar perfeitamente acessíveis e organizados.

- Torne o Quarto mais acolhedor com pequenos detalhes, como um vaso com flores, um candeeiro bonito, um quadro, almofadas coordenadas com a restante decoração, cestos de verga forrados ou molduras coloridas.


                       

Que cor escolher?

A escolha da cor tem muitas vezes a ver com o sexo dos bebés. A cor rosa é predominante no quarto das raparigas por ser muito feminina e delicada. No entanto, há diferentes tonalidades de rosa que podem ser usadas ou misturadas com tons neutros para obter uma decoração diferente e igualmente bonita. Por exemplo, rosa com creme ou cinzento, verde água com lilás ou amarelo claro com rosa bebé. Estas cores criam ambientes leves, alegres e agradáveis.
 



No quarto dos rapazes, é o azul que normalmente tem mais destaque na decoração. Esta cor pode ser misturada com cores fortes, como o encarnado, ou cores inusitadas, como o verde água. O azul, nos seus muitos e variados tons, pode ser combinado com creme, com amarelo ou com castanho.
 
 
Se quiser fugir ao rosa ou azul bebé, o laranja e o azul turqueza podem ser uma boa opção, assim como verde e areia, amarelo e também o lilás, entre outras.

Se preferir, opte por um tom neutro nas paredes (branco ou creme) e por tons mais intensos e coloridos no enxoval e nos objectos de decoração. Esta é uma excelente opção por ser muito versátil: trocando o enxoval tem uma decoração nova.
 
 

O branco puro também é muito bonito. Móveis e têxteis em branco criam um ambiente calmo, delicado e algo vintage. Almofadas e acessórios com rendas e bordados são uma boa escolha para quartos de rapariga, enquanto alguns pormenores com cor são ideais para quartos de rapaz.

A aplicação de stickers de parede dão um efeito fantástico na decoração. O papel de parede está hoje em dia muito na moda e torna os quartos acolhedores e elegantes. Pode optar por forrar todas as paredes, apenas uma, só a metade superior ou inferior das paredes, dividindo com uma barra de papel coordenada ou com uma barra de madeira pintada ou pode ainda evidenciar uma pequena área do quarto com um papel bonito.



Veja na nossa página Os Quartos dos nossos Bebés, alguns quartos de bebé decorados com a ajuda d’A Janelinha.

Na nossa Loja pode encontrar uma grande variedade de Móveis e Complementos adequados à decoração do Quarto do seu Bebé. Desde o Papel de Parede até às Caminhas, vamos ajudá-la a encontrar a melhor solução e a conseguir um quartinho perfeito para o seu Bebé.

 
 
  
 
 
  
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
E não esqueça os pequenos detalhes, tão importantes para dar um toque muito especial ao quartinho do seu Bebé. Shhhh, agora é hora de dormir.
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 


 

 

 

 

 

 

 

2 comentários:

Rute Jacinto disse...

Muito bom post! Quartos tão lindossss!!

Caco disse...

Excelentes dicas! O quarto do meu bebé está em tons de cinza e branco e ficou um amor! Um destes dias também vou colocar fotos no blog :-).