domingo, 24 de agosto de 2014

9 Coisas onde se gasta mal o dinheiro quando esperamos o primeiro Bebé





O mercado para recém nascidos tem crescido imenso e se têm surgido artigos muito úteis e que facilitam muito a vida dos pais, também têm surgido uma variedade de artigos que acabam por não ser usados e apenas levam os pais a gastar mais dinheiro do que o que é realmente necessário.





Aqui, o papel das Lojas é fundamental para ajudar a separar o trigo do joio e acredite que é nestes pequenos detalhes que o comércio tradicional faz toda a diferença. Na maioria das Lojas continuam a vender artigos que não fazem falta, umas vezes porque nem sabem, outras porque nem se interessam, outras vezes porque querem é facturar e despachar mercadoria que têm em loja.




N'A Janelinha o papel de aconselhamento é levado muito a sério e é mesmo uma das nossas mais valias. Os pais, principalmente os de 1ª viagem, sentem-se por vezes bastante perdidos e é importante que possam confiar em pessoas especializadas que os ajudem a encontrar as melhores soluções.


Sendo assim, quais a lista de artigos que considero mais inútes e que se vendem ainda em muitas lojas? Atenção que esta lista não é uma verdade universal e provavelmente até poderá encontrar aqui algum artigo que uma amiga adorou. O objectivo desta lista é pensar um pouco antes de comprar um determinado artigo e ver se realmente lhe irá fazer falta. 








1. Intercomunicador com Vídeo


Um bom intercomunicador digital, com busca automática de canais é perfeitamente suficiente. Acredite que se o seu bebé chorar não se vai limitar a olhar para o écran do intercomunicador para ver se ele adormece sózinho. Vai mesmo correr até ao quarto para lhe dar miminhos e atenção, que é mesmo o que ele precisa. A poupança aqui pode ser de cerca de 200 euros.


2. Andarilhos

Infelizmente, em Portugal, a venda de andarilhos ainda é permitida. Apesar de ser responsável por cerca de 80% dos traumatismos cranianos em bebés e estar provado ser um brinquedo perigoso, ainda é comprado por muitos pais. Uma das razões que os pais apontam é de que os bebés adoram. É verdade! Mas também adoram subir estantes, trepar pelas janelas e correr para o meio da estrada. E nós deixamos? Claro que não! E porquê? Porque é perigoso. Pois com os andarilhos é igual! É perigoso e desaconselhado pelos Pediatras e pela APSI. Não acredite que mesmo com uma vigilância apertada vai evitar um acidente. Não facilite! A venda de andarilhos é proibida em vários países europeus, no Canadá e até no Brasil. Por isso, A Janelinha não vende andarilhos, e sei de outras lojas que também não o fazem. E os pais não o devem comprar apesar de ser divertido e haver modelos aparentemente mais seguros. Veja aqui este documento elaborado pela APSI.








3. Redutores para  a Cama


São extraordinariamente perigosos e fortemente desaconselhados pelos Pediatras. Nas primeiras semanas, o espaço à volta do bebé deve estar liberto de brinquedos e acessórios. Pode haver um pequeno acidente e o bebé ficar com o rosto enterrado nestes redutores, o que é fatal! É preferivel pôr o bebé num berço ou numa cama pequena.



4. Cunhas para a Cama para manter o bebé inclinado

Mais um dos artigos que mais mal é aconselhado aos pais. É verdade que os bebés devem estar ligeramente inclinados nas primeiras semanas para prevenir o refluxo. Mas não se deve utilizar nada que possa "dobrar" a coluna do bebé, como é o caso destas cunhas ou até do cobertor dobrado debaixo do colchão. O que deve ser inclinado é a cama/berço (cerca de 10º) de forma a que o corpo do bebé, mesmo inclinado, esteja sempre a 180º graus, para que a sua coluna esteja perfeitamente direita.








5. Almofada

Os bebés não usam almofada até terem cerca de um ano de idade. Por muito que em algumas lojas lhe mostrem almofadas todas xpto, anti-fúngicas, anti-sufoco... resista à compra. A não ser que o Pediatra recomende por algum motivo, não fazem realmente falta e ainda podem ser perigosas.


6. Colchão ortopédico

Mais um mito a combater. Os colchões ortopédicos são concebidos para colunas doentes. Muitas marcas que fabricam colchões para camas de bebé, insistem em pôr informação que não corresponde inteiramente à verdade, explorando de forma intencional a necessidade que os jovens pais têm de comprar o melhor para o seu bebé. Quanto mais informação um colchão tiver, quanto mais caracteristicas e quanto mais anti-isto, ant-aquilo, mais enganador é. Siga as preferências dos pediatras e opte por colchões simples, de tecidos de fibras naturais como o algodão, estruturas de molas de aço para que a coluna do bebé se mantenha sempre direita. Se pretender um pequeno extra, algumas marcas têm colchões com uma pequena espessura de viscoelástico entre o enchimento e o tecido exterior para que sejam um pouco mais confortáveis.




7. Roupa de sair tamanho R/N

Acha mesmo que vai vestir o seu bebé com poucos dias com calções, t-shirts, saia de peitilho ou calças de ganga?


8. Aproveitar as Feiras de Bebé dos Hipermercados para fazer stock de fraldas e de produtos de higiene

Rapidamente vai perceber que os bebés têm ritmos de crescimento muito variados e que lhe vão sobrar pacotões de fraldas tamanho x e afinal vão-lhe faltar do tamanho y. Com os produtos de higiene é igual. Quando o seu bebé nascer vai perceber que aquela marca muito boa afinal não é a mais adequada para o seu bebé ou afinal não gosta tanto dela como pensava. O que fazer agora com todas aquelas embalagens que comprou em promoção, é certo, mas que como não vão ser usadas se revelam um grande desperdicio de dinheiro? Tenha por isso bastante cautela ao fazer compras nestas mega promoções; moderação e bom senso é essencial para que possa realmente poupar dinheiro.






9. Coisas muito baratas ou muito caras

Ponderação é a palavra chave. Ao optar por produtos muito baratos, poderá estar em causa a segurança do seu bebé. Acredite que não há milagres, e se um produto é muito barato algum problema deve ter. Não se esqueça de que o barato sai caro. Por outro lado, comprar o mais caro e o mais sofisticado pode também não ser a melhor opção, já que o melhor produto nem sempre é o mais caro. Normalmente há excelentes opções por preços razoáveis. 



E agora ajude-nos a completar esta lista. Qual foi o artigo que comprou e que não lhe fez falta nenhuma e considerou, por isso, um desperdício de dinheiro?

5 comentários:

Veruska disse...

Gastei 600€ num trio da chicco. Má escolha, um de uma grande superfície teria servido muito bem.

Unknown disse...

Uma almofada de amamentação... Quase não usei...

Prof. Maria Lopes disse...

Eu usei bastante a almofada de amamentação mas só comprei quando senti que me fazia falta, tinha 1 mês e o meu marido é que foi comprar pois eu ainda mal me mexia....

Blue Wave disse...

Usei intercomunicador com imagem e fez-me imenso jeito porque a minha bebé ficava deitada no berço mesmo depois de acordar e permitia controlar quando estava a dormir ou acordada. E quando estava com visitas em casa o fato de ligar a imagem com movimentos ou barulho ajudava a ver se ela estava bem. No meu caso usei bastante porque a minha filha foi para o quarto dela pouco depois de irmos para casa.

Vespinha disse...

Concordo com umas coisas e não com outras. Também achava que não precisaria de intercomunicador com vídeo, mas tenho gémeas, e só pelo som e pelo mexer dos bracinhos percebo sempre se vale a pena lá ir.

Quanto aos produtos de higiene também não acho linear. As minhas bebés com 5 semanas têm experimentado imensas amostras, o que me tem descansado quando a alergias e me permite comprar mais marcas em promoção. Quanto a fraldas tamanho 0, eles ainda crescem devagarinho e comprar 10 ou 15 pacotes, sobretudo com gémeas, não será demais.

Totalmente de acordo com as cunhas, dois livros robustos sob os pés da cama servem perfeitamente. E agora que elas estão mais pesadas, uso livros menos grossos, pois estavam a descair muito e encontrava-as muitas vezes a dormir com as pernas "à sapinho"...