sábado, 21 de dezembro de 2013

Crie um ambiente seguro para o seu Bebé dormir



 
Ao começar a pensar nos móveis do quartinho do bebé ou na decoração, considere algumas sugestões para a segurança do ambiente:


• Certifique-se de que a cama de grades tem uma boa profundidade e que o estrado do colchão possa ser ajustada de acordo com a idade da criança. Meça a distância entre as barras verticais ao redor - ela não deve ultrapassar 6,5 centímetros (uma lata de refrigerante não pode caber no meio, na horizontal) -, para não correr risco de a cabeça do bebé ficar presa. As boas marcas de móveis para bebé cumprem sempre estas normas de segurança.

• Se o berço ou a cama que for usar for muito antigo, ele pode conter pintura com chumbo. O ideal, nesses casos, é lixá-lo completamente e pintá-lo com uma camada de tinta sem chumbo. Os Bebés costumam morder as bordas da cama e podem ingerir partículas de chumbo, um metal pesado que causa intoxicação, problemas de aprendizagem e outros distúrbios neurológicos. No caso de ser nova, certifique-se de que os acabamentos da cama são com tintas e vernizes não tóxicos, perfeitamente adequados a mobiliário infantil e inofensivo para o Bebé. 

 


• Verifique se o colchão se ajusta perfeitamente ao berço ou à cama; não deve haver nenhum tipo de protector ou enfeite para completar espaços vazios, já que pernas e braços dos bebés podem ficar presos. O protetor, aliás, apesar de bonitinho, é dispensável, principalmente em regiões onde faz muito calor. Ele acumula pó e impede uma boa circulação do ar dentro do berço. Se quiser usá-lo, certifique-se de que ele não seja muito fofo e lave-o com frequência; os algodões e os enchimentos devem ser de algodão e de boa qualidade. Elimine completamente todo o tipo de redutores que podem ser estremamente perigosos em caso de convulsão.

 
• Os recém-nascidos devem ser deitados ligeiramente inclinados, de modo a que a cabeça fique mais alta que o resto do corpo. Esta posição evita que se possa engasgar ou sufocar. No entanto, não incline artificialmente o colchão da cama com cunhas e outros acessórios. Infelizmente, a maioria destes produtos que estão à venda não são bem concebidos e a coluna do bebé fica dobrada, o que é estremamente prejeducial. A cama é que deve ser inclinada num ângulo de cerca de 10 graus e de forma a que o colchão fique sempre a 180º.
 
• Coloque o bebé para dormir de barriga para cima, a fim de reduzir os riscos da síndrome da morte súbita do lactente (posição recomendada pela Organização Mundial de Saúde).

 

• Não use almofadas no berço. Os bebés precisam dormir em superfícies firmes e direitas. O travesseiro é absolutamente desnecessário durante o primeiro ano de vida.

• Não coloque correntinhas ou santinhos no pescoço do bebé. Por mais delicadas que sejam, podem enroscar e prejudicar a respiração.

• Verifique se não há no berço nada que possa ser sugado pelo bebê. Botões, cordões e até fraldinhas de boca podem ser enfiados na boca da criança.

• Quando não estiver presente, mantenha a lateral móvel da cama levantada. Acostume-se a fazer isso desde o começo, mesmo quando o bebê é pequenininho e não há o menor risco de ele cair. Criado o hábito, você corre menos risco de esquecer mais tarde, quando o perigo já existir.


 


• Posicione o berço ou a cama distante de janelas, lâmpadas, enfeites de parede, fios ou móveis que possam ser usados como apoio para saltar.

• Evite cortinas e persianas com fios pendurados, para evitar risco de estrangulamento. Caso já tenha algo assim no quarto, tente dar um nó para suspender os fios.

• Uma vez que seu filho já consiga levantar-se, retire brinquedos que atravessam o berço, como móbiles. Quando ele puder se erguer sozinho, será hora de tirar os protectores laterais também, para que não possam ser usados como degrau, e posicionar o colchão na posição mais baixa possível.

• Quando o colchão já estiver na altura mais baixa e a parte de cima das barras laterais alcançar a região abaixo do peito do bebê, é hora de fazer a transição para uma caminha de verdade.

• Fique o tempo todo com seu filho quando estiver a mudar a fralda. Nunca, mas mesmo nunca o deixe sózinho em cima do trocador. Se se esqueceu de alguma coisa pegue no bebé e leve-o consigo.


• Mantenha produtos de higiene como loção infantil e toalhitas fora do alcance do bebé.

• Reveja a colocação de armários e prateleiras nas paredes, para ter certeza de que estão bem seguros. Lembre-se sempre de fechar gavetas
.



Sem comentários: